Páginas

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Tabaco X problemas na coluna

       Todos os anos aproximadamente 5 milhões de pessoas morrem no mundo por doenças decorrentes do fumo – 200 mil delas no Brasil. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é a segunda maior causa de mortes de fumantes ativos e a terceira de fumantes passivos no mundo. 

       Há comprovação científica de que os elementos decorrentes do tabagismo que penetram no organismo, como o alcatrão e a nicotina, entre outros, estão associados a mais de 50 doenças como câncer de pulmão, câncer de bexiga, câncer de laringe etc…
       No âmbito dos problemas de coluna, o tabagismo também traz muitas implicações para a população. As pesquisas sugerem que fumantes têm um risco 3 a 4 vezes maior de desenvolver DDD e que o tabagismo pode agravar as doenças degenerativas discais pré-existentes.

      Segundo Dr. Marcelo Perocco, neurocirurgião especializado em coluna, o fumante tem mais predisposição para ter hérnias de disco e fraturas patológicas devido a piora da nutrição dos discos invertebrais. A nicotina priva as células-disco de receber os nutrientes vitais, ocorrendo uma diminuição das trocas de nutrientes entre o osso e o disco invertebral. 

       Além da nicotina, os fumantes introduzem monóxido de carbono na corrente sanguínea, e consequentemente para os tecidos do corpo. “Estes “venenos” inibem a capacidade dos discos de absorver os nutrientes do sangue que necessitam, e o resultado pode ser discos degenerados” – explica o especialista.
 
       “Quando o disco torna-se mais e mais desnutrido, há um maior risco de sua ruptura. Isto ocorre quando o conteúdo do disco rompe sua camada externa, muitas vezes incidindo sobre os nervos e causando grande dor, dormência, e em alguns casos, danos nos nervos das pernas ou braços.”- completa Dr. Perocco.

       Além das questões do disco os “venenos” do tabagismo também podem interferir na absorção de cálcio, levando a uma estrutura vertebral comprometida, e outra questão relevante nos fumantes que pode aumentar o risco de problemas na coluna é a TOSSE. A tosse aumenta a pressão entre os discos, aumentando o risco de ruptura e consequentemente hérnia de disco.
Fonte: Inteligemcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia as regras:

Os comentários serão lidos e moderados previamente.
Serão publicados aqueles que respeitem as seguintes regras:

- Comente algo que se relacione com o assunto do post;
- Não faça propagandas no comentário;
- Não inclua links inconvenientes ou desnecessários;
- Não serão aceitos comentários que transgrida a legalidade. Lembre-se: este é um espaço de ajuda mútua. Portanto, respeito acima de tudo;
- Desejando deixar sua URL, comente usando OpenID.

Obs.: Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva dos leitores.