Páginas

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Cirurgia por decisão judicial

       O juiz Cleanto Fortunato da Silva, da 6ª Vara Cível de Natal determinou à Unimed Natal que proceda à imediata autorização para a realização, no Hospital Promater, do procedimento cirúrgico denominado "Artrodese Percutânea da Coluna Vertebral", necessária ao tratamento de que necessita um paciente que sofre de artrose.       A determinação também inclui a cobertura de todos os procedimentos médicos, cirúrgicos e hospitalares ao resguardo e bem estar do paciente, inclusive fornecendo os materiais descritos nos autos, solicitados pelo médico dele. Para a hipótese de desobediência, foi fixada uma multa diária no valor de R$ 1 mil.

       O autor pretendeu, com a ação judicial, impor à operadora do plano de saúde o dever de custear todo o tratamento médico-hospitalar solicitado pelo médico que está acompanhando o quadro clínico do autor, qual seja, a realização de tratamento cirúrgico denominado Artrodese Percutânea da Coluna Vertebral, necessário para o caso do autor.

       O pedido do autor, forte na argumentação presa à urgência, é amparado por robusta prova documental, consistente em atestado médico referente ao paciente, orçamento cirúrgico, laudo médico, cópia da carteira do plano, os quais comprovam a veracidade de seus conteúdos.

       Nesse pedido se afirma a demora do Plano em autorizar a realização dos procedimentos solicitados, o que poderá ocasionar riscos à saúde do paciente, uma vez que precisará o mesmo, em não sendo realizado com o urgência o tratamento cirúrgico, ser submetido a outro procedimento cirúrgico mais arriscado, necessitando o autor de ser internado por tempo indeterminado e receber transfusão sanguínea.

       Assim, o juiz entendeu não restar dúvidas que a morosidade poderá causar graves danos ao paciente, na medida em que a não realização do tratamento cirúrgico denominado "Artrodese Percutânea da Coluna Vertebral", com uma certa urgência, em virtude da demora na autorização do referido procedimento, pode gerar vários prejuízos a saúde do paciente.
(Processo nº 0111492-45.2012.8.20.0001)

2 comentários:

  1. tenho 6 hernias de disco e tenho muitas dores oque fazer pra amenizar a dor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, agradeço pelo contato.

      Há quanto tempo obteve diagnóstico de hérnias discais?

      Aconselho procurar acompanhamento médico, de ortopedista especialista em coluna vertebral e neurologista. Hoje em dia há muitos tratamentos conservadores que evitam de imediato uma cirurgia mais invasiva.

      Além disso atente-se com suas atividades diárias, posturas laborais e domésticas.

      Att.

      Coluna do Militar

      Excluir

Leia as regras:

Os comentários serão lidos e moderados previamente.
Serão publicados aqueles que respeitem as seguintes regras:

- Comente algo que se relacione com o assunto do post;
- Não faça propagandas no comentário;
- Não inclua links inconvenientes ou desnecessários;
- Não serão aceitos comentários que transgrida a legalidade. Lembre-se: este é um espaço de ajuda mútua. Portanto, respeito acima de tudo;
- Desejando deixar sua URL, comente usando OpenID.

Obs.: Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva dos leitores.