Páginas

quinta-feira, 28 de março de 2013

Sacroileíte: a doença do ministro

Foi preciso tentar uma posição diferente, depois uma cadeira especial, uma almofada térmica para aquecer e relaxar os músculos e, por fim, e sem solução, ficar em pé. A inquietude apresentada pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Joaquim Barbosa tem por trás dores quase insuportáveis causadas por uma doença da qual pouco se fala: a sacroileíte.

A doença que atrapalhou o ministro durante o julgamento do mensalão e o fez sustentar boa parte de seus votos de pé — enquanto os outros magistrados o fazem sentados — ocorre por causa de uma inflamação das articulações sacroilíacas, ou seja, aquelas que conectam a parte inferior da coluna com a pélvis (quadril). Quem sofre da Patologia, explica o ortopedista Dr. Luiz Eduardo Munhoz da Rocha, presidente do Comitê de patologia da Coluna Vertebral, pode sofrer até mesmo com pequenos movimentos que se mostram desconfortáveis e dolorosos.

— Na doença, que pode ter causa inflamatória de origem imunológica, o organismo vai produzindo um anticorpo contra a cartilagem de uma determinada junta.

A sacroileíte pode ter também outras causas como reumatismo, trauma, artrite, sobrecargas na coluna vertebral ou mesmo processos infecciosos. O especialista acrescentou à lista ainda problemas de ordem congênita, como a alteração de partes do código genético que podem propiciar o desenvolvimento.

Incidência

A doença atinge mais homens do que mulheres e tem mais chances de ocorrer conforme a idade avança. Os pacientes chegam ao diagnóstico porque, em geral, sentem muita dor na lombar, que pode se estender para coxa e panturrilhas, além da sensação de rigidez na coluna.

O mal que fez o ministro do Supremo abandonar o futebol, um de seus hobbies favoritos, é tratado em diversas frentes. Além da indicação para a prática de esportes de baixo impacto (como natação e hidroginástica) e fisioterapia, recorre-se também ao uso de medicamentos, como analgésicos e anti-inflamatórios.

A cura depende de cada caso, explicou o especialista. Em alguns, a doença pode ser tratada com medicações que podem mudar o curso natural e levar a um nível de remissão, que é quando a doença regride completamente a ponto de ficar sem sintomas.
Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia as regras:

Os comentários serão lidos e moderados previamente.
Serão publicados aqueles que respeitem as seguintes regras:

- Comente algo que se relacione com o assunto do post;
- Não faça propagandas no comentário;
- Não inclua links inconvenientes ou desnecessários;
- Não serão aceitos comentários que transgrida a legalidade. Lembre-se: este é um espaço de ajuda mútua. Portanto, respeito acima de tudo;
- Desejando deixar sua URL, comente usando OpenID.

Obs.: Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva dos leitores.