Páginas

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Reeducação Postural Global previne e corrige erros de postura

Com a correria do dia a dia, ida e volta do trabalho, estresse com trânsito e ritmo de vida agitado, entre outras tarefas do cotidiano, é impossível alguém no fim do dia não reclamar de dores na coluna. 

Carregar peso em excesso, a má postura diária, exercícios físicos mal feitos e problemas musculares, são alguns fatores que podem desencadear dores na coluna. Uma maneira de amenizar estas dores e corrigir a postura corporal de forma adequada é procurar alguma terapia corporal.

A R.P.G (A Reeducação Postural Global) é um método da fisioterapia que tem como objetivo a correção postural. Para o fisioterapeuta Eliel Pereira, 38 anos, da clínica Physiolotus, a terapia pode ser indicada sem limite de idade, para a maioria das patologias do sistema músculo-esquelético, agudas ou crônicas, com sintomas de dor, como: problemas na coluna vertebral, hérnia discal, lombalgia, ciática, LER (lesão por esforço repetitivo), lesões articulares e pós-traumáticas entre outras.

“Consiste em ajustamentos posturais para reorganização dos segmentos do corpo humano, através do alongamento do tecido muscular retraído, a fim de permitir a reorganização das miofibrilas e o reequilíbrio dos músculos que mantêm a postura”, explica Eliel.

Por incrível que pareça, nem sempre as pessoas que procuram a técnica apresentam dores musculares ou nas articulações. “A RPG é também é indicada para as doenças sem a presença de dores, como: desvio de coluna, escoliose, hipercifose, hiperlordose, desvios dos pés e dos joelhos”, ressalta Eliel que trabalha com R.P.G há quatro anos.

Segundo a fisioterapeuta Paula Renata, 35, da clínica SP Fisis a maioria dos pacientes procuram a terapia por indicação médica. “Muitos pacientes buscam na RPG uma maneira de reeducar a postura e evitar vícios corporais que prejudicam o corpo”, esclare Paula, que afirma que cada tipo de exercício é voltado para determinado tipo de patologia.

Em uma sessão de reestruturação postural global, por exemplo, o fisioterapeuta pode avaliar vícios de postura que em nenhum instante causou desconforto ao paciente, mas que no futuro poderá vir a incomodá-lo. “No primeiro encontro é realizado um exame fotométrico onde avaliamos os desvios posturais, que vai nos possibilitar o acompanhamento e evolução do tratamento, e o paciente recebe um exame mostrando o antes e depois. Logo em seguida, é feito à avaliação física, onde também vemos os exames de imagens e posteriormente inicia-se o tratamento”, detalha Eliel.

Após sofrer com dores na coluna, a massoterapeuta, Verônica Manso, 52 anos, encontrou nas sessões de R.P.G um meio de aliviar o incômodo que sentia. Atualmente se sente mais disposta e indica a terapia para amigos e familiares. “Estou fazendo R.P.G há seis meses. Vejo minha foto de antes e comparo com a de agora. Notei um grande resultado”, conta orgulhosa.

Vale lembrar que apenas o profissional de fisioterapia está apto a aplicar a técnica, e devido à popularização da RPG é importante identificar se a clínica que você procurou e o profissional escolhido são qualificados para oferecer esta atividade sem qualquer risco.


Fonte: Erika Torres

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia as regras:

Os comentários serão lidos e moderados previamente.
Serão publicados aqueles que respeitem as seguintes regras:

- Comente algo que se relacione com o assunto do post;
- Não faça propagandas no comentário;
- Não inclua links inconvenientes ou desnecessários;
- Não serão aceitos comentários que transgrida a legalidade. Lembre-se: este é um espaço de ajuda mútua. Portanto, respeito acima de tudo;
- Desejando deixar sua URL, comente usando OpenID.

Obs.: Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva dos leitores.